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Wil
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Mensagem por Wil » 22 Dez 2019, 16:35

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DOCUMENTAÇÃO PARA A EQUIPE ADMINISTRATIVA
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Gerenciamento
Autor: Wil
Última atualização: 22/DEZ/2019
Linguagem: PAWN
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A necessidade de que qualquer alteração de alguma configuração especifica passe pela mão do desenvolvedor sobrecarrega muitas vezes a nossa capacidade de desenvolver novidades para o servidor. O sistema de gerenciamento foi uma ideia que surgiu por um acaso na necessidade de criar um sistema de drogas em que não precisasse ocorrer novas intervenções de desenvolvedores para alterar pequenas coisas que não fossem satisfatórias naquele momento, o sistema foi pensado para não apenas servir para o sistema de drogas e sim no servidor em geral.

Este sistema tem como premissa tornar facilmente manipulável configurações que antes eram apenas alteráveis por desenvolvedores no código fonte. O sistema de gerenciamento terá como recurso principal gerenciar os itens do servidor e configurações de variáveis aplicadas no dia-dia do servidor.

O sistema de itens do inventário pode ser gerenciado a partir das opções Gerenciar Itens e Adicionar item do sistema de gerenciamento. A opção de gerenciar itens exibe todos os itens criados no servidor e suas respectivas configurações. O nome, modelo do objeto e a categoria do item são exibidos para facilitar a seleção do item que deseja ser gerenciado. Em alguns sistemas que possuem subcategorias ela aparecerá ao lado da categoria do item na lista.
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Ao selecionar um item para gerenciar o administrador se deparará com diversas opções, que podem mudar de acordo com a categoria escolhida. Em todos os casos, existem configurações fixas que devem ser determinadas pra um item existir, elas estão listadas logo abaixo.
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  • Renomear item
    • > Possibilita a mudança de nome do item.
  • Alterar modelo
    • > Define o modelo do objeto físico do item.
  • Alterar categoria
    • > Exibe as categorias de itens diferentes, cada categoria é atrelada a um sistema diferente.
  • Item pesado
    • > Define se o item é considerado pesado. Se considerado pesado ele só pode ser carregado em uma unidade e ela será visível na mão direita do jogador.
  • Posição do item na mão direita
    • > Define a posição do item na mão do jogador, ajustando-a de acordo com o modelo do objeto escolhido.
  • Excluir item
    • > Remove o item do sistema de gerenciamento e deleta de todo os armazenamentos e inventários este item.
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O gerenciamento de grande parte do sistema de drogas pode ser feito a partir deste sistema. A criação de novos itens do sistema de drogas é totalmente a partir deste sistema, incluindo suas respectivas configurações.

No gerenciamento do sistema de drogas temos diversas funções, categorias e subcategorias.
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  • Drogas
    • Tipo
      • > Define o tipo da droga.
    • Efeitos
      • > Exibe a lista de efeitos para serem atrelados a droga.
    • Dosagem
      • > Define a dosagem minima da droga.
    • Tempo de efeito
      • > Define o tempo em segundos de duração dos efeitos da droga.
    • Efeito visual
      • > Define o efeito visual (clima) da droga.
    • Pontos de vicio
      • > Define a quantidade de pontos de vicio que a droga dá como maleficio.
  • Utensílios, Pacotes e Invólucros
    • Drogas permitidas
      • > Exibe a lista dos tipos de drogas existentes para serem selecionadas. Os tipos selecionados são as drogas que podem ser armazenadas neste utensílio.
    • Capacidade
      • > Define a capacidade em gramas/miligramas que pode ser armazenada no item.
  • Sementes
    • Quantidade de sementes
      • > Quantidade de sementes necessárias para cultivar uma planta.
    • Tempo de crescimento
      • > Exibe os quatro estágios da planta e possibilita a edição do tempo em minutos de cada um.
    • Droga
      • > Define a droga que é gerada a partir da colheita desta planta.
    • Quantidade de droga
      • > Define a quantidade da droga especificada.
    • Ingrediente colhido
      • > Exibe a lista de ingredientes e possibilita atrelar um a partir da colheita da planta.
    • Porcentagem de ingrediente
      • > Define em porcentagem sob a quantidade da droga gerada a partir da colheita, a quantidade do ingrediente gerado.
  • Remédios
    • Dosagem
      • > Define a dosagem em pílulas do uso do remédio.
    • Poder de cura
      • > Exibe a lista de drogas que podem ser escolhidas para tratamento.
  • Fardos
    • Item gerado
      • > Exibe a lista de utensilios, pacotes ou invólucros que podem ser selecionados para ser gerados a partir de um fardo.
    • Quantidade máxima gerada
      • > Define a quantidade máxima que pode ser gerado do item escolhido a partir deste fardo.
  • Balança
    • Slots de drogas
      • > Define a quantidade máxima de slots de drogas na balança.
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As receitas de drogas fazem parte do novo sistema de drogas. Elas são uma peça fundamental do novo sistema pois possibilitam que os jogadores possam fabricar e misturar itens para criar outros itens.

No sistema de gerenciamento o administrador poderá gerenciar todos os parâmetros de uma receita e disponibiliza-la para os jogadores utilizarem.

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  • Renomear receita
    • > Possibilita a mudança de nome da receita.
  • Item resultado
    • > Possibilita o gerenciamento do item que é resultado da receita e sua respectiva quantidade.
  • Ingredientes
    • > Possibilita o gerenciamento dos slots de ingredientes necessários para realizar a receita.
  • Tempo de duração
    • > Define o tempo de duração em que a receita ficará concluída após se iniciar.
  • Meio de aplicação
    • > Define o meio de aplicação para que a receita seja feito, seja definido em uma mobília ou comando especifico.
  • Excluir receita
    • > Exclui a receita do sistema e impossibilita os jogadores de utilizarem ela.
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As os tiers de facções fazem parte do novo sistema de drogas. Os tiers são níveis de acesso ao sistema de mercado negro do novo sistema de drogas e são totalmente gerenciados a partir deste sistema.

No sistema de gerenciamento o administrador poderá gerenciar todos os tiers disponíveis e seus respectivos itens. Os itens dos níveis de tiers podem ser adicionados ou removidos a partir deste sistema, bem como seu preço e quantidade definidos através dele.

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  • Item
    • > Exibe uma lista de itens para serem selecionados.
  • Quantidade
    • > Define a quantidade do item que será dado ao jogador quando for adquirido.
  • Preço
    • > Define o preço do item selecionado.
  • Tier
    • > Define o nível de tier daquele item. Usa-se esta opção para transferir um item para outro nível de tier.
  • Excluir item
    • > Exclui o item selecionado do nível de tier.
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As configurações globais são parâmetros gerais do servidor. Nesta lista haverão parâmetros de todo tipo de sistema e que poderão ser gerenciados in-game a partir deste sistema.
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  • Pontos iniciais de tiers para facções verificadas
    • > Define os pontos iniciais para compra de tiers em facções verificadas.
  • Pontos de tiers na oficialização de facções
    • > Define os pontos de bonificação quando uma facção verificada se tornar oficial.
  • Limite de compra no mercado na oficialização de facções
    • > Define o limite de compra bônus quando uma facção verificada se tornar oficial.
  • Pontos mensais de tiers para facções oficiais
    • > Define os pontos de tiers mensais de uma facção oficial.
  • Limite de compra mensal no mercado para facções verificadas
    • > Define o limite de compra mensal para facções verificadas. Este limite não é acumulável, apenas restabelecido mensalmente.
  • Bônus mensal de limite de compra no mercado para facções oficiais
    • > Define o bônus mensal de limite de compra no mercado negro para facções oficiais. Este limite acumula com o limite disponível não usado da facção.
  • Pontos mensais de tiers para facções verificadas
    • > Define os pontos de tiers mensais de uma facção verificada.
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