Vehicle System: - Advanced Roleplay


 
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Vehicle System:

27 Fev 2016, 10:18

Vehicle System
Script name: Vehicle System
Script author: Wil
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Informações | Concessionária | Atributos | Gerenciamento | Limites | Extras


Desde que entrei como desenvolvedor notei que o sistema de veículos é um dos mais importantes motores de roleplays, se não o mais importante entre a metade dos players de nosso servidor, sempre notei que o sistema atual apresentava escassez de funcionalidades ou limitações em vários pontos, porém uma coisa que nunca ele deixou a desejar, foi a sua otimização e funcionalidades padrões, que me surpreendem até hoje, por nunca terem dado problemas sérios ao servidor.

O sistema de veículos, pode ser básico, apenas como um sistema de propriedade privada ou pode ser algo mais detalhado e mais profissional, como eu venho pensando desde que comecei em Janeiro de 2016 este "processo de modernização" do sistema já existente, adicionando inúmeras funções que irão trazer um novo aspecto e uma nova valorização aos veículos.

Espero que gostem do novo sistema, que com a ajuda e colaboração de alguns administradores e testers de nosso servidor foi possível ser concluído com o máximo de detalhes possíveis.

Concessionária:
Começamos pela concessionária, pois eu sabia que ela seria minha primeira tarefa a ser feita. A concessionária é uma das principais peças de roleplays para os jogadores do servidor, principalmente para aqueles que se envolvem em roleplays veiculares. O antigo sistema era dividido em concessionárias por tipos de veículos, cada concessionária tinha um dono, com essa reformulação, a concessionária irá ficar em um lugar só, porém irá ter todos os tipos de veículos divididos em categorias.

A facilidade de uso é um dos objetivos dessa reformulação, se não a principal. Cada veiculo, antes de ser comprado, pode ser customizado, com melhorias e escolha de cor, que irão aumentar o preço final do veiculo, sendo possível cancelar ou remover as modificações antes do ato da compra. A interface de compra é totalmente simples e acessível a qualquer um que deseja comprar um veiculo.



Se você comprar um veiculo terrestre, ele será estacionado no estacionamento em Mulholland numa das 250 vagas disponíveis. Se você comprar um veiculo de voo, ele será estacionado no aeroporto. Se você comprar um veiculo aquático, ele será estacionado no canal de Marina.

Atributos:
Cada veiculo possui seus atributos, de modo, que cada um tem suas especificações de utilização, tais como, vida útil da bateria e motor. Todos os modelos de veículos possuem atributos e valores diferenciados.

*Motores / Engrenagens
    Fontes de energia
    • Gasolina
    • Diesel
    • Turbo/Querosene

    O motor do veiculo é uma peça fundamental no mesmo, sendo assim, seu desgaste é notável com o passar dos tempos. Existem quatro categorias de motores e engrenagens. Um motor normal começa com o 100% (100.000) de vida útil, um motor mediano possui 50% (50.000) de vida útil e um motor que necessita de manutenção, 10% (10.000) de vida útil. Quando o motor atingir 5% (5.000) de vida útil, o veiculo poderá desligar-se sozinho no dia-dia ou "morrer" enquanto ligado. Veículos sedans utilizam o fonte de energia proveniente da gasolina e veículos do tipo SUV utilizam o Diesel, as aeronaves utilizam fontes de energias provenientes do turbo/querosene.

    A vida útil do motor diminui em 0.001 a cada 1 minuto enquanto o veiculo estiver ligado. O motor do veiculo é afetado quando sofrer danos físicos , tendo diminuição de 0.005 em cada colisão. Se seu carro ficar com 300.0 de HP ou desabilitado ele irá perder 0.030 de vida útil no motor no momento do desligamento do motor.

    Um motor ou engrenagens poderão ser comprados em mecânicas do servidor. Bicicletas e veículos que não tem um motor físico utilizam engrenagens.

*Bateria
    A bateria é a peça vital para a utilização de um veiculo, sendo necessário uma bateria carregada para ter um veiculo com suas funcionalidades ativas. Uma bateria cheia começa com 100% (100.000) de vida útil, uma bateria mediana possui 50% (50.000) de vida útil e uma bateria que necessita de manutenção 10% (10.000). Quando a bateria atingir os 5% (5.000) de vida útil, o /v luzes não irá funcionar. Se caso a bateria chegue a 0% o motor não irá ligar.

    A vida útil da bateria diminui em 0.001 a cada partida do veiculo, e a cada 1 minuto enquanto o veiculo estiver com os faróis ligados.

    A bateria pode ser substituída em qualquer mecânica do servidor. Bicicletas e veículos que não tem um sistema de luzes ou não utilizam um sistema "eletrônico" possuem bateria infinita, ou seja, ela nunca irá diminuir, sempre será 100%.

*Milhas
    As milhas rodadas serão registradas em seu veiculo, cada vez que você apertar no acelerador e mover seu veiculo, a contagem irá aumentar, sendo fiel ao sistema métrico, ou seja, 1 mile são 1,600 metros no jogo.

    Veículos com a contagem de milhas alta serão considerados velhos, porém diferente do modelo brasileiro, um veiculo com 100.000 milhas contadas não é considerado velho, devido as pistas dos EUA, um veiculo com essa contagem é considerado semi-novo. Porém um com 500.000 até 1.000.000 é considerado obsoleto devido a sua contagem, valendo menos no mercado in-character.

*Combustível
    Cada veiculo possui sua fonte de combustível, como explicado no inicio do tópico, os veículos são abastecidos por gasolina, diesel e turbo/querosene. Cada modelo veicular possui uma autonomia diferente, sendo assim, um Manana irá fazer mais milhas com um litro de gasolina do que um SuperGT, por exemplo. As motos possuem as maiores autonomias , porém os veículos movidos a Diesel possuem um rendimento maior e um tanque também um pouco maior dos que os veículos tradicionais. Cada veiculo possui um limite de quantidade de galões de combustível que suportará no veiculo, caminhões e aviões possuem os maiores tanques de combustível.

    Unidade de medição: Galão
    Método de dedução de consumo: Peso do veículo, velocidade média e máxima.

*Trava
    Cada veiculo terá uma trava de nível padrão, não importando se é novo, quebrado ou velho. A trava de nível padrão será comum em todos os veículos do servidor. Para os criminosos, haverá diferentes maneiras de quebrar uma trava veicular, desde de sua proteção, até a skill do próprio criminoso. (Car Jacker Job)

      ›>› Nível Padrão - 60 segundos. (pré-instalado)
      ›>› Nível 1 - 120 segundos.
      ›>› Nível 2 - 180 segundos.
      ›>› Nível 3 - 240 segundos.

*Alarme
    Apesar de uma necessidade, você terá que comprar um alarme para o seu veiculo para enviar sinais caso haja alguma violação no mesmo. Diferente dos demais atributos, este não tem um nível padrão, sendo apenas instalado caso o proprietário queira. Então, se você não tem um alarme instalado em seu veiculo, o criminoso terá muito mais facilidade em roubar seu veiculo, por isso, mantenha sempre em mente que um alarme poderá ajuda-lo. Lembre-se que, quanto maior o nível de alarme, mais sinais e diferentes atributos ele dará a você.

    O alarme sonoro padrão do SA:MP possui uma ligação direta com o sistema de trava, ou seja, se caso você possuir os dois eles irão funcionar em harmonia.

      ^ Nível 1
        › Alarme sonoro do veiculo (padrão do SAMP).
      ^ Nível 2
        › Alarme sonoro do veiculo (padrão do SAMP).
        › Envio de SMS da responsável pelo alarme para o proprietário do veiculo.
      ^ Nível 3
        › Alarme sonoro do veiculo (padrão do SAMP).
        › Envio de SMS da responsável pelo alarme para o proprietário do veiculo.
        › Alerta para a polícia com a localização do veiculo e envia um checkpoint para a posição onde o veiculo se encontra.

*Seguro
    Cada veiculo possuirá três níveis de seguros, que possuem benefícios diferentes e melhores do que o outro. Quanto maior o nível do seguro, melhor será seus benefícios e mais caro ele será. Os seguros não irão interferir no emprego de mecânico, porém serão uma alternativa para os jogadores que querem investir em seu veiculo pessoal. O nível padrão não irá adicionar nenhum beneficio, porém irá salvar os danos de seu veiculo após ele ser estacionado. Exemplo: Seu veiculo amassou o para-choque. Após você da /v estacionar ou em um RAC, este dano irá salvar e ele voltará danificado. Todo o dano do veiculo é salvo neste sistema.

      Seguro Nível 1
        ⊡ Restaura o HP do veiculo ao máximo após ser spawnado.
      Seguro Nível 2
        ⊡ Restaura o HP do veiculo ao máximo após ser spawnado.
        ⊡ Restaura a lataria do veiculo por completo ao ser spawnado.
      Seguro Nível 3
        ⊡ Restaura o HP do veiculo ao máximo após ser spawnado.
        ⊡ Restaura a lataria do veiculo por completo ao ser spawnado.
        ⊡ Permissão de utilizar URL personalizado no XMRadio do veiculo.

*Immobilizer
    Embora cada veiculo tenha um sistema de proteção contra ligações diretas, os immobilizers ainda continuam sendo uma grande necessidade em manter os "Car Jackers" (ladrões de veículos) sob controle. Lembre-se que para ligar um veiculo, é necessário desembaralhar 5 palavras. O nível do immobilizer irá definir quanto tempo o Car Jacker terá para completar a tarefa, antes de levar um choque.


    Sistema de Car Jacker Job


    Quanto maior o nível do immobilizer, menos tempo o Car Jacker terá para completar a tarefa. Esta é uma das maneiras que dificultam um ladrão de roubar seu veiculo quando estiver em algum local.
      ›>› Nível Padrão - 125 segundos. (pré-instalado)
      ›>› Nível 1 - 100 segundos.
      ›>› Nível 2 - 75 segundos.
      ›>› Nível 3 - 40 segundos.

*Dedução de dano na bateria e motor
    Como você já deve ter lido, os veiculos possuem bateria e motor, que com o passar do tempo, precisam de reparo. Para aumentar o realismo, o sistema conta com uma dedução de dano na bateria e no motor com base nos danos do veiculo, por exemplo se veiculo sofrer algum dano a bateria e motor também irão sofre-lo.

    HP_Veiculo > 550.0 e HP_Veiculo < 649.0
      Motor diminuirá vehicle_health_loss/125.0
      Bateria diminuirá vehicle_health_loss/150.0

    HP_Veiculo > 340.0 e HP_Veiculo < 549.0
      Motor diminuirá vehicle_health_loss/100.0
      Bateria diminuirá vehicle_health_loss/125.0

    HP_Veiculo > 300.0 e HP_Veiculo < 339.0
      Motor diminuirá vehicle_health_loss/75.0
      Bateria diminuirá vehicle_health_loss/100.0

    HP_Veiculo < 300.0
      Motor diminuirá 10.0 (10%).
      Bateria diminuirá 10.0 (10%)

*Placa Personalizada


    Embora cada veiculo venha com uma placa padrão 1ABC234, contendo três letras e quatro números, você poderá personalizar sua placa, colocando um texto que desejar com 8 letras ou números. As placas personalizadas existem na vida real, por exemplo no estado da Califórnia, um proprietário de um veiculo pode comprar uma placa e por seu nome por exemplo. As placas personalizadas só funcionam no seu veiculo. Se caso você venda seu veiculo para um outro jogador ou para a concessionária, a placa é resetada e colocada no formato original.

    Uma placa personalizada pode ser adquirida com um pacote premium, com beneficio acumulativo, aos moldes de um namechange ou numberchange. Porém, diferente do namechange e numberchange, o beneficio só pode ser usado com um pacote ativo em sua conta. Em casos em que você fique sem pacote, a placa personalizada irá continuar no veiculo, porém será cobrado um imposto especial de $75 a cada paycheck pela placa personalizada.

    Para evitar troll's e jogadores sem senso algum, o sistema conta com uma lista de aprovação de placas solicitadas. Um Game Admin 1+ poderá aceitar/recusar uma placa solicitada. No ato da compra da placa os requisitos são removidos de sua conta e são "congelados" na lista de solicitação, após a aprovação do administrador a placa é inserida. Se caso a placa for recusada, os requisitos são devolvidos ao jogador. O refundo automático deste sistema funciona com o jogador on-line e off-line.


Gerenciamento:


Legenda:
    Cinza - veiculo estacionado.
    Verde - veiculo spawnado.
    Vermelho - veiculo spawnado e apreendido.


/v [opção]
  • lista
      Exibe a lista de veículos em textdraw. Suporta até 12 veículos no /v lista. Por limitações do próprio sistema ele não exibe uma terceira página, jogadores que tiverem mais de 12 veículos irão apenas vê-los no /v listatexto.
  • listatexto
      Exibe os veículos dos quais você é proprietário em forma de texto, exibindo os ID's de Registro e ID's Reais.
  • estacionar
      Estaciona seu veiculo na vaga adquirida no /v comprarvaga.
  • comprarvaga
      Compra um "espaço" para estacionar seu veiculo, este espaço irá ser o estacionamento do seu veiculo, sempre que ele for spawnado ele irá aparecer lá. Apenas próximo a estacionamentos ou próximo a área de atuação de sua facção você irá conseguir comprar uma vaga para seus veículos.
  • upgrade
      Exibe a lista de upgrade para a lataria, immobiliser, seguro, alarme e trava.
  • spawn
      Da spawn no seu veículo.
  • spawnantigo
      Da spawn no seu veículo pelo ID de Registro do mesmo obtido no /v listatexto.
  • trancar
      Abrir/fechar a trava de seu veiculo.
  • stats
      Exibe os stats individual do seu veiculo, exibindo as informações principais como, modelo, vida útil da bateria, motor e milhas rodadas, além de exibir os níveis dos upgrades em seu veiculo.
  • copiarchave
      Faz uma cópia da chave de seu veiculo, com isso o jogador poderá ligar/desligar o motor e abrir/fechar a trava.
  • resetarchaves
      Muda a combinação da trava e deleta todas as chaves existentes daquele veículo.
  • deletar
      Deleta seu veiculo da sua lista sem lhe dar nada em troca.
  • venderconce
      Vende seu veiculo na concessionária com base no estado dele.
  • portamalas
      Abre/fecha o porta-malas de seu veiculo. O motor deve está ligado para abri-lo.

Limites:


Todos os limites deste sistemas estão listados abaixo, caso tenha alguma dúvida envie uma MP para o autor deste tópico.

    MAX_PLAYER_VEHICLES = 6;
      Limite de veículos por players.
    MAX_PLAYERS_LISTED_VEHICLES = 12;
      O /v lista só irá exibir 12 veiculos, se você possuir mais de 12, o veiculo a partir do 13° irão ficar ocultos e só irão ser exibidos no /v listatexto.
    MAX_VEHICLES_REGULAR_SPAWN = 2;
      Limite de spawn veicular para jogadores sem pacote.
    MAX_VEHICLES_BRONZE_SPAWN = 2;
      Limite de spawn veicular para jogadores com pacote bronze.
    MAX_VEHICLES_SILVER_SPAWN = 3;
      Limite de spawn veicular para jogadores com pacote prata.
    MAX_VEHICLES_GOLD_SPAWN = 4;
      Limite de spawn veicular para jogadores com pacote ouro.
    MAX_VEHICLE_BATTERY_LIFE = 100.000;
      Limite máximo da vida da bateria de um veiculo.
    MAX_VEHICLE_ENGINE_LIFE = 100.000;
      Limite máximo da vida do motor de um veiculo.
    MAX_VEHICLE_HEALTH = 1000.0;
      Limite máximo de HP de qualquer veiculo.
    MAX_VEHICLE_SIZE_PLATE = 8;
      Limite máximo de caracteres de uma placa veicular.

Extras:


*Porta-malas (released 07th July 2015)
    Os veículos armazenam algumas armas, este sistema irá funcionar em dinamismo com o modelo do veiculo em questão, tendo seis diferentes tamanhos de porta-malas de acordo com o modelo de cada veiculo, totalizando 210 modelos diferentes. Veículos pequenos como Manana ou Club terão a quantidade de 5, veículos de quatro portas e de médio porte terão 10, veículos de médio porte com preço elevado terão 15, veículos de modelo van's terão tamanho de 20, de vinte e cinco para cima são veículos extremamente grandes.

    5 Slots
    Alpha
    Manana
    Jester
    Bloodring Banger
    Fortune
    Moonbean
    Bandit
    BF-Injector
    Uranus
    Flash
    Hermes
    Hotknife
    Infernus
    Cadrona
    Dumper
    Mesa
    Caddy
    Previon
    Monster
    Windsor
    Cheetah
    Blista Compact
    Packer
    Hotdog
    10 Slots
    Merit
    Landstalker
    Sunrise
    Tampa
    Bravura
    Tahoma
    Elegant
    Buffalo
    Super GT
    Elegy
    Hustler
    Intruder
    Glendale
    Savanna
    Virgo
    Rancher 2
    Sentinel
    Voodo
    Esperanto
    Greenwood
    Sandking
    Broadway
    Gleandale Broke
    Clover
    Bullet
    Rancher
    Bobcat
    Cabbie
    Remington
    Banshee
    Taxi
    Stafford
    Phoenix
    Washinton
    Tornado
    Premier
    Comet
    Vincent
    Primo
    Majestic
    Feltzer
    Nebula
    Buccaneer
    Euros
    Emperor
    Willard
    ZR
    Stallion
    Turismo
    Sabre
    Blade
    Oceanic

    15 Slots
    Linerunner
    Perineal
    Stretcher
    Romero
    Admiral
    Flatbed
    Solair
    Patriot
    Walton
    Regina
    Tanker
    Roadtrain
    Slamvan
    Yosemite
    Sultan
    Stratum
    Huntley
    Picador
    20 Slots
    Pony
    Rumpo
    Mr. Whoopee
    Topfun Van
    Burrito
    Camper
    Journey
    Sadler
    DFT-300
    Sadler Broke

    25 Slots
    Secure Car
    Bus
    Coach
    Yankee
    Boxville 1
    Boxville 2
    30 Slots
    Article Trailer 1
    Article Trailer 2
    Article Trailer 3
    Mule
    Beeson



*Armas Visíveis
    Embora cada veiculo possua sua quantidade individual de slots de armazenamento de armas , uma nova função foi adicionada nos slots 0 e 1 (os dois primeiros), dos quais ao utilizar ambos os slots criam um item físico da arma adicionada no porta-malas no qual você poderá edita-lo como desejar no porta-malas. Existe uma restrição contra posições erradas, como muito longe do veiculo ou muito acima do veiculo.


    Para evitar bugs, quando o veiculo respawnar, for estacionado ou destruído, o item é removido, porém a arma fica no armazenamento. Assim evitando bugs e problemas no script. Os slots 0 e 1 devem ser utilizados sempre que você desejar armazenar algo, os demais slots ficam bloqueados até ambos os slots serem preenchidos, desta maneira, não haverá como burlar o sistema, escondendo armas. Este sistema estará inicialmente disponivel apenas jogadores que possuam um pacote ativo, deste modo, iremos estudar se o sistema causa algum problema de lag ou algo do gênero.

*Venda de veículos para a concessionária
    Pensando em um sistema alternativo, que não fuja da realidade e que proporcione um bom relacionamento do player com um NPC, foi desenvolvido um sistema do qual irá fazer uma avaliação do seu veiculo e lhe oferecer uma proposta de venda para que você venda-o para a concessionária no preço que ela oferecer.


    O sistema leva em conta as milhas, estado da bateria do veiculo, estado do motor do veiculo e seus opcionais (alarme, trava, immobilizer e seguro). Os opcionais a concessionária paga 50% do valor cobrado por ela em um novo. O estado do motor e bateria é calculado em cima da porcentagem que ele tem de uso. Um veiculo após sair da concessionária irá perder 30% de seu valor.

    O sistema pode ser utilizado como um método de consulta para saber quanto seu veiculo vale no mercado, e assim estipular um preço de venda para outros jogadores com base no preço que o NPC propôs a pagar. Veículos do tipo aéreos e navais será possível utilizar o comando /v venderconce no local do /v estacionar devido ao mesmo não conseguir ir até a concessionária.

    Veículos que aparecem $0 é por que a concessionária não compra ele.

*Estacionamentos
    Para uma melhor organização, serão utilizados os atuais estacionamentos e novos estacionamentos por toda Los Santos e áreas populosas de San Andreas, dos quais apenas em tais estacionamento será possível dar /v comprarvaga.

    Se você possuir uma casa, seu veiculo poderá ser estacionado num raio de 25 metros próximo a porta de sua casa e não será cobrado nenhuma taxa. Se sua casa estiver dentro de um prédio, esta função não é habilitada, então você deverá procurar o estacionamento mais próximos para estaciona-lo.

    Este sistema extra foi desenvolvido para diminuir a bagunça na hora de spawnar seu veiculo, assim, não atrapalhando jogadores no dia-dia com seus veículos em algum roleplay e do nada um veiculo surgir de um spawn.
 
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Re: Vehicle System:

28 Fev 2016, 10:37

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Sometimes a captain has to make the unpopular call because that's his responsibility

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Re: Vehicle System:

02 Abr 2016, 00:28

02/04/2016
- Atualizadas as informações sobre os alarmes veiculares.
- Atualizadas as informações sobre os seguros.
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