
Olá a todos,
Nesta semana nossos queridos código e banco de dados do servidor do SA-MP completam incríveis quatro anos de uso contínuo e sem nenhum reset. É uma comemoração que nunca foi alcançada antes pelo Advanced Roleplay.
Desde 2014 eu utilizo um controle de versões que é bastante aplicado em servidores internacionais, que é nomear a versão com uma numeração especifica de acordo com a maior atualização, menor atualização e quantidade de itens atualizados na menor atualização, ficando por exemplo a versão 7.6.30, onde o 7 é o último "major update" que o servidor teve, o seis é a última atualização e o trinta é a quantidade de itens atualizados na última atualização.
Como todos sabem, é frequente a entrada de hotfixes para corrigir bugs encontrados nas versões lançadas, esse problema não foi algo planejado quando eu optei por usar esse tipo de controle de versões e atualmente tem gerado uma dúvida nos jogadores, "aquele bug reportado foi corrigido?", essa dúvida existe pois não há uma mudança no número da versão para informar o hotfixes ou quando ele foi aplicado.
Há meses estive pensando a respeito de mudar meu controle de versões e aplicar um novo modelo, não incluindo o terceiro número, mas sim o Release Control ou RC, contendo o número do controle daquela versão, por exemplo, se ela for a 7.7 RC1, significa que a atualização que ta no servidor é a versão inicial e não houve nenhum hotfixes, caso vire 7.7 RC2 significa que houveram mudanças e tais mudanças estarão disponíveis no /update, que incluirá todas as Release Control anteriores daquela versão. Portanto, a partir da atualização 7.7 o servidor não irá mais adotar o modelo 7.7.número_de_mudanças e sim 7.7 RC1.
Apresento-lhes a versão 7.7 RC1, a primeira atualização oficial do ano de 2019, que englobará diversas mudanças no servidor. A atualização está prevista para entrar na tarde desta quarta-feira. Confira abaixo as principais mudanças nessa atualização.

Telefonia
Como anunciado durante o ano de 2018 inteiro, o sistema continuou em desenvolvimento em paralelo as atualizações e no final do ano se tornou nosso foco para a inclusão no servidor, a realidade é que o sistema foi algo muito bem trabalhado e que chegou a um patamar que nenhum outro servidor conseguiu chegar, nem de perto. Você pode conferir mais sobre o sistema no tópico dele em documentação de sistemas.
As mudanças imediatas com a inclusão deste sistema são:
- Reset dos números telefônicos.
- O jogador deverá comprar um novo celular na wStore.
- Os antigos celulares sumirão dos armazenamentos e inventários.
- Números telefônicos sendo gerados a cada compra de linha nova.
- O beneficio de mudança de número não irá mais abranger o número totalmente, apenas parcialmente, ou seja, você só conseguirá mudar os últimos quatro números e que o primeiro dos quatro números não seja 0.
- A compra de telefones poderá ocorrer apenas na wStore em Pershing Square.
- A compra de recargas de celular poderá ser realizada em qualquer 24/7. A wStore não vende este tipo de recarga. O jogador deverá especificar o número de linha pré-paga que receberá a recarga, podendo recarregar celulares de outros jogadores.
Com a inclusão do sistema de telefonia, os telefones públicos serão adicionados dentro do jogo pela administração ao decorrer do tempo. Caso você encontre algum local que tenha o telefone do mapa nativo do GTA informe a um Game Admin 3 ou superior para a criação do uso do comando, o gerenciamento do sistema é totalmente dinâmico.
Garagens
Um sistema prometido pelo Italo desde de 2016 e que foi transferido para minhas mãos em 2018 para idealiza-lo. O sistema é bem simples, ele será incluído in-game pela Property Team em casas, empresas e locais onde hajam a possibilidade de existir uma garagem. Garagens de casas e empresas serão automaticamente do dono da propriedade, enquanto as independentes estarão disponíveis para compra via /comprar.
O interior da garagem é setado unicamente e exclusivamente pela Property Team. As garagens de facções (LSPD/SASD/LSFD/DOJ/LSCGOV/San News) foram criadas por mim e estão unidas ao sistema de elevador, serão responsáveis por armazenar os veículos dessas facções e remove-los do mapa nativo do GTA. Os líderes das facções conseguirão manusear o sistema de mobília dessas garagens.
Inicialmente o limite de mobílias é de 100, contudo se necessário no futuro poderemos amplia-lo sem problemas. A limitação da categoria estruturais se dá pra evitar o mal uso deles em garagens. As garagens possuem acesso a categoria Exclusivos e subcategoria Garagens. Não será possível solicitar a alteração do interior para mobília-lo do zero, sem paredes e etc.
Automatização da WH e DH
Prometido por mim no final de 2018 a Faction Management Public, finalmente foi entregue a equipe da Ilegal Factions. A automatização dos abastecimentos de Weapon House e Drug House para as facções oficiais irá diminuir a necessidade dos membros das facções ilegais terem que esperar a equipe da Ilegal Factions para abastecer sua WH ou DH.
O novo sistema é totalmente independente e só precisa que a Ilegal Factions ao criar a facção in-game, crie a rotina pelo UCP do abastecimento de materiais. A rotina irá ser repetida de acordo com o regime que for determinado pela equipe de facções pra aquela facção, podendo ser semanalmente, quinzenalmente e mensalmente. Para as facções ilegais o recebimento de produtos será totalmente automático, 3 dias antes da data prevista o sistema irá deixar disponível o abastecimento no Faction Center, onde os líderes conseguirão verificar o preço do abastecimento e depositar o dinheiro no cofre da facção.
A liderança da facção ilegal conseguirá usar os comandos /tsacar e /tdepositar para sacar e depositar, respectivamente, o dinheiro da facção no cofre dela, esse cofre é acessível em qualquer casa da liderança da facção. O valor a ser descontado do abastecimento será em cima do cofre da facção. Caso a facção não tenha o dinheiro todo, o sistema tentará entregar os materiais de acordo com o valor que tem no cofre.

Nova inferface
Os textos informando o endereço da casa e compra de caixas pela empresa no chat e o texto no meio da tela com informações sobre a empresa foram removidos. No lugar disso, colocamos uma interface mais amigável, localizada no lado direito superior terá todas as informações sobre a propriedade. Essa interface pode ser ocultada usando o comando /hud, na opção Propriedades.

O nome do dono da propriedade será ocultado para evitar metagaming. A administração terá acesso ao nome do proprietário apenas utilizando os comandos responsáveis por essa checagem.
Ainda estaremos testando uma nova interface para a seleção de itens com a pré-visualização dos objetos para o jogador. Inicialmente inserimos essa nova interface para o sistema de barreiras do LSPD, LSFD, SASD e LSCGOV, com fins de testes e se a interface poderá ser usada no futuro em outros sistemas, como a compra de itens no shopping e até mesmo na compra de mobílias. Liberamos para uso das facções policiais oito novas barreiras.

CCTV
Infelizmente será adiada a inclusão deste sistema no servidor devido ao problema recente no sistema de nametag e com isso, ainda precisamos de algum tempo para ajusta-lo para funcionar sem esse sistema. Já que o sistema necessita mostrar o jogador fisicamente no local onde ele deu /cctv, para que ações como: tiros de taser, /algemar, /amarrar, /derrubar e danos causados por tiros/socos surtam efeitos. Por este motivo, é provável que o sistema seja incluído apenas na versão 7.8.
RAC inteligente
Não é segredo pra ninguém que é horrível ter que ir até o veículo e esperar o RAC passar para não perder ele, a partir da nova atualização esse transtorno não será mais problema para os jogadores, o RAC irá identificar se o jogador está próximo a seu veículo e só irá estaciona-lo caso o dono não esteja próximo. Sim ele irá checar os interiores aos arredores.
O sistema irá notificar o jogador com uma mensagem SERVER, informando que o seu veículo foi estacionado devido ao RAC.
Novo método de estacionar
Removemos o limite de 10 minutos para estacionar seu veículo novamente após spawna-lo e também removemos o sumiço instantâneo do veículo ao digitar o comando. Agora o sistema funciona da seguinte maneira: fora de garagens os veículos demorarão até 3 minutos para serem estacionados após digitar o comando, e dentro de garagens esse tempo desce para dois minutos. Vale salientar que se alguém entrar no veículo esse tempo é cancelado e o comando não surtirá efeito, por isso é importante que o jogador tranque o veículo para não ter dores de cabeça. A função de estaciona-lo após esse tempo é automática e funcionará com ou sem o dono online.
O sistema irá notificar o jogador com uma mensagem SERVER, informando o horário previsto para que a função de estacionar o veículo seja executada e quando for executada será enviada uma notificação com uma mensagem SERVER também.
Drogas
Com a versão SA-MP 0.3.DL nossa criatividade pode ser explorada ao infinito, tudo depende de como vamos planejar as coisas. A adição de novos objetos para substituir os pacotes atuais foi inserida nesta atualização, teremos objetos fieis a realidade pro sistema de drogas substituindo os atuais pacotes de cores diferentes.

Para as futuras atualizações planejamos mudanças de alguns pontos no sistema de drogas e esperamos que os jogadores possam dizer o que desejam que mude no sistema usando a área de sugestões.
Autonomia
Seguindo a promessa que fiz a Property Team em automatizar quase todas suas funções e diminuir a necessidade de um administrador para realizar alterações em propriedades, a partir da nova atualização os jogadores não irão mais necessitar da equipe para alterar a posição do spawn do /entrar e do local do /sair em sua casa, sendo possível realizar por conta própria tal alteração usando o comando /mudarsaida, disponível para empresas e casas.





