Julho 2018 — Dev Recap - Advanced Roleplay


 
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Wil
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Julho 2018 — Dev Recap

03 Ago 2018, 21:54

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Olá interpretadores,

Bem-vindo ao primeiro resumo oficial de desenvolvimento do mês de Julho! A partir desse segundo semestre, estaremos trazendo para vocês, mensalmente, uma recapitulação do que foi feito no gamemode de forma mais detalhada e também expor sistemas e atualizações que já se encontram em nossa pauta. Pensamos que uma maior transparência e proximidade com vocês, jogadores, só tende a beneficiar e enriquecer as atualizações que pretendemos fazer.

Acreditamos que as atualizações realizadas no mês passado foram promissoras para o servidor, se acomode bem e prepare-se para ler o resumo oficial de desenvolvimento do mês passado e informe-se sobre o que a equipe de desenvolvimento planeja para as próximas atualizações.


SISTEMAS

CLIMAS

Nós aprimoramos o sistema climático do servidor para um modelo mais fiel à realidade, que tenha a progressão de tempo conforme o horário oficial de Brasília, que exista a movimentação solar e a imersão para o jogador, transmitindo a sensação de que está anoitecendo ou amanhecendo conforme o horário.

Como todos sabem o pôr do sol no hemisfério norte ocorre mais tarde do que no hemisfério sul, aonde estamos acostumados com o início da noite a partir das 18:00 ou 18:30, contudo no hemisfério norte, mais precisamente em Los Angeles, o pôr do sol ocorre apenas aproximadamente entre 19:50 e 20:10 e o nascer do sol entre 05:40 e 06:10, por este motivo você notará que em horários que na vida real esteja a noite dentro do servidor ainda será de dia, como por exemplo se você for jogar às 18h ainda será dia In Character. Esta melhora no sistema climático é bem benéfica ao servidor, principalmente para jogadores que só podem jogar a noite na vida real, agora poderão desfrutar também do ambiente diurno In Character.

Este sistema ainda está sendo aprimorado e não conta com eventos climáticos automáticos, de certa forma que, com o passar do tempo estaremos incrementando-o e deixando-o mais fiel à realidade, adicionando eventos climáticos como chuvas, nevoeiro, ondas de calor, céu nublado, tempestades de areia e situações similares.


CELULAR

O desenvolvimento do sistema de celular foi retomado em paralelo a atualizações cotidianas no servidor, de tal forma que com o avanço do seu desenvolvimento tivemos uma projeção do que podemos esperar para o sistema e ir desenvolvendo-o passo a passo e testando suas funcionalidades. Nas últimas semanas o nosso alvo de desenvolvimento foi o manuseio de mensagens via texto entre os aparelhos, realizando testes de stress e sobrecarregando o sistema para ver como ele vai se sair inicialmente. É óbvio que nunca poderemos sobrecarrega-lo da forma como ele realmente será sobrecarregado quando estiver presente no servidor, mas fazemos o possível para amenizar a margem de chances de um bug ocorrer.

Além das funções óbvias de um celular, sistemas em paralelo como o de Rádio & Walkie Talkie também serão lançados em conjunto e deverão desempenhar uma importante função nessa atualização. Os rádios comunicadores (/r) como conhecemos atualmente serão extintos e darão espaço para um rádio similar aos que os departamentos governamentais usam, mas com um preço exorbitantemente alto e de difícil acesso. Diferente dos rádios, os Walkie Talkies terão poucas dezenas – ou centenas, nós ainda estamos analisando isso – de estações e um alcance exorbitantemente menor que os de um rádio.


USER INTERFACE

Na atualização 7.3 foi apresentada uma nova interface de gameplay, mais limpa e moderna que se assemelha a realidade a qual tanto almejamos em nossos serviços, infelizmente muitos não viram a mudança com bons olhos, mas sabemos que ninguém conseguiu agradar todo mundo. As mudanças principais se deram na interface veicular e na exibição do status de fome e sede do personagem onde deixamos uma interface bem mais limpa e adaptável a qualquer resolução de monitor, e sim, oferecendo suporte a monitores widescreen que antes tinham bugs.

Podemos dizer que a adição de uma interface gráfica totalmente feita usando o recurso da 0.3.DL é um teste de stress para ver como e se o nosso script consegue aguentar a demanda de dados usando sprites customs na tela do jogador, e este teste é para o sistema de celular que em sua maioria é composto de sprites custom.


Os jogadores agora poderão configurar o que deve ser exibido em sua tela com o comando /hud e gerenciar a interface gráfica. E o mais importante, essas modificações irão ficar salvas mesmo o jogador deslogando.


A interface do velocímetro foi aprimorada para deixa-la mais semelhante a interface nativa do Grand Theft Auto San Andreas, muitos detalhes foram removidos e seu tamanho foi tremendamente diminuído para evitar que ocupe espaços desnecessários na tela do jogador.


As informações contendo a quantidade do combustível continuam sendo representadas pela interface gráfica, juntamente com a quantidade de nitro no veículo. Um dos grandes pedidos dos jogadores era que a interface gráfica levasse a contagem do miles-per-hour (mph) digitalmente e que realmente o valor fosse em mp/h e não em km/h, desta forma, um algoritmo para calcular tal velocidade em milhas foi desenvolvido para atender este pedido. Lembrando que a medida milhas e galões são medidas utilizadas nos Estados Unidos, diferente de grande parte do mundo, suas medidas são bem peculiares, tais como a medição de temperatura em fahrenheit e de peso em libras.


MOBÍLIAS

Os jogadores agora contarão com uma facilidade ainda maior para decorar a sua casa ou empresa, o sistema ganhou as opções de clonagem de mobílias e o sistema de buscar a mobília na loja pelo nome. Ao tentar clonar uma mobília o sistema estará indo automaticamente até a loja e selecionando a mobília para você, pedindo a sua confirmação para compra-la. Ao comprá-la, o sistema irá copiar todos os atributos, posição, rotação, cores, texturas e nome para a nova mobília, se caso você tenha uma mobília com o mesmo nome no seu inventário de mobílias, ela irá receber uma numeração o lado do nome para diferenciar. Ex: Geladeira normal (1).


Ao utilizar o sistema de busca por nome de mobília o jogador será colocado em uma tela contendo as mobílias que foram encontradas, utilizando o critério de busca, que no caso é o nome ou parte do nome. Para fins de evitar bugs e problemas desnecessários o sistema só irá exibir no máximo 40 resultados na busca.

Uma nova atualização de mobílias permitidas a irem ao exterior foi incluída no progresso do update, desta forma, mobílias que foram sugeridas na aba sugestão para compor a whitelist para irem para o exterior em sua grande maioria foram adicionadas, e a mais pedida, a churrasqueira, não poderia ficar de fora.


EMPREGOS

A partir de uma sugestão os jogadores solicitaram que os empregos que são considerados apenas de permissão, ou seja, são controlados apenas para fins que sejam específicos para alguns jogadores, tais como, perito em desmanche de carros ou vendedor de drogas, não ocupem o slot comum de emprego, permitindo o jogador a ter o emprego comum e o "emprego especial", em outras palavras, os empregos de perito em desmanche e vendedor de drogas foram transformados em um emprego especial no status do jogador e não irão mais ocupar o slot comum do emprego.


AGOSTO


PREMIUM

No mês passado implementamos a imunidade de inatividade nas propriedades por 30 dias para jogadores com premium ouro para testar como irá se sair tal melhoria no sistema de benefícios. Para agosto, estamos planejando algumas alterações de benefícios no sistema de premium, tais como:


  • Diminuição de perda da avaliação veicular na concessionária.
  • Novos veículos restritos aos pacotes.
  • Novo metódo de envio de anuncios.
  • Aumento de tempo de imunidade de propriedade inativa.
  • Aumento no limite máximo final de savings.

ATRIBUTOS VEICULARES

Aprimorar o sistema de seguro e deixa-lo mais fiel à realidade é algo que estamos planejando. Prontamente, acreditamos que os benefícios dos três níveis de seguro serão alterados e alguns deles inclusive irão se juntar em um único nível. Estamos pensando na possibilidade de que o sistema de seguros seja mais barato para adquirir e que exista um tipo de pagamento de participação contínuo pelo uso dele, como se fosse um tipo de co-participação ou franquia, como é na vida real. Simplificando, a ideia é que o jogador consiga ter acesso ao seguro veicular e que a variação de preço se dê pelo o uso do seguro no ato do spawn (onde o veículo é reparado) e esse valor cobrado seja incluído em seu paycheck.

Uma função que os veículos carecem é a inclusão de um GPS que informe o local/região onde ele está, estamos planejando adicionar este atributo para ser comprado na concessionária por um valor único, assim como o XMRadio.


ANÚNCIOS

Está em debate um novo meio dos anúncios serem aplicados e exibidos dentro do jogo. Alguns problemas como o excesso de anúncios e a interminável batalha para enviá-los com certeza serão alvos dessa atualização.

A ideia inicial, ainda em fase de amadurecimento, é criar uma fila de espera que irá respeitar um countdown fixo para o envio dos anúncios, ou seja, quando você for anunciar, você poderá colocar seu anuncio na lista de espera para ser enviado após os anúncios na frente serem enviados. Acreditamos que esse método poderá ser aprimorado ainda antes de ser lançado no servidor, portanto, sua participação é fundamental


DROGAS

Todas as críticas e sugestões serão levadas em consideração na construção do revamp desse sistema, que trará a revitalização de algumas funções já existentes e que também trará novas funcionalidades.

A falta de benefícios, pouca imersão, dificuldade de manuseio, baixa rentabilidade e pouco aproveitamento dos recursos do próprio SA:MP serão os alvos principais dessa atualização, que deverá ter participação da Faction Management Public em todo o processo de revitalização do sistema. Não podemos dar grandes detalhes de como tudo isso será feito pois a grande maioria das ideias ainda estão sendo amadurecidas. A única coisa que pode ser adiantada é que o sistema deverá se aproximar e ter algumas funcionalidades de sistemas já conhecidos como o do LS-RP. Coisas como o peso da droga ser dividido de forma decimal, diferentes tipos de armazenamentos em pacotes e objetos explorando as novas funcionalidades do SA-MP já estão em pauta.


PLANO DE DESENVOLVIMENTO


Como já dito em outras oportunidades, nosso plano de desenvolvimento muda de acordo com a necessidade da correção de bugs ou mesmo, à pedido da comunidade (ainda que a Head Staff sempre se reserve no direito de vetar algumas sugestões). Os tópicos aqui abordados não tem um prazo exato para que sejam desenvolvidos e muitas das ideias ainda estão em processo de maturação, sendo assim, a comunidade tem total liberdade para opinar sobre a necessidade dos tópicos aqui expostos, assim como pode fazer a sugestão de novos. Além do que já está programado para o mês de agosto, pretendemos desenvolver ao longo dos próximos meses:

  • As ideias frequentemente sugeridas na área pública;
  • Warehouse Revamp (facções oficiais)
    – Abordar principalmente questões de logística e armazenamento (atalhos e manuseio facilitado);
    – Adicionar itens e funcionalidades únicas(Distintivos falsos à preços exorbitantes, No-Lock, Radio Jammer, Eletronic Key-Finder, Toolbet Kit, Eletronic Toolbet Kit);
  • House System Revamp
    – Categorização de interiores; Isso é, dividi-los em categorias, tal como "Apartamento" ,"Dois andares, X cômodos", Um andar, Y cômodos" [...];
    – /mudarinterior;
    – Portas internas independentes e acessíveis à qualquer um;
    – Categorização de texturas;
  • Acessories System Revamp
    – O sistema deve dar a possibilidade para que o jogador possa interagir da forma que bem entender com os itens e acessórios disponíveis no Acessories System, para isso, todos os itens listados no sistema devem ligação direta ao inventário do próprio jogador (/i), assim como a possibilidade de interação com todos os outros meios de armazenamento de itens, como casas, empresas e veículos;
    – Adicionar jóias e bijuterias feitas pela Modder Team;
    – /usar para acessórios pouco explorados e que são facilmente encontrados em interiores e exteriores
  • Admin System
    – Sistemas e comandos em falta (segredinho);
    – Revisão do menu administrativo de ajuda;
  • Pet System
    – Disponível apenas para usuários Premium;
    – Alto valor de aquisição;
  • DMV Revamp
    – Reformular todos os testes de direção;
    – Abordar questões técnicas, de direção segura e conhecimento geral nos testes teoricos;
    – Adicionar opção para que testes práticos possam ser feitos por personagens habilitados a tal (emprego secundário por permissão) por um preço inferior ao teste automático;
    – Adição de funcionalidades sugeridas pela equipe;
  • Business Revamp
    – Adicionar novos tipos de empresas;
    – Adicionar novos tipos de emprego secundário (ligados ou não as empresas);
    – Dificultar a reincidência de entrega de mercadorias (estamina ou auxiliar) ;
    – Warehouse System (armazenamento de commodities);
  • Garage System
    – Com possibilidade de mobiliar;
  • Bike-Tow System
    – Segredinho
  • Event System
    – Basket System Revamp;
    – Pool & Poker System (sem previsão).

A lista não segue, necessariamente, uma ordem de importância.

ENVIRONMENT


Nessa atualização tentamos trazer uma maior diversidade e modernidade nas oficinas disponíveis no servidor, assim como a adição de pequenas ambientações. A Mapper Team vem se esforçando para criar mapas homogêneos e que de fato, casem com o ambiente ao seu redor. Apesar disso, a equipe ainda está em processo de maturação. Críticas e sugestões são extremamente bem vindas, mas por favor, mantenha o respeito.

Além disso, nossos mappers e modders vem trabalhando em conjunto com o intuito de disponibilizar para as facções do servidor ambientações únicas e exclusivas, tais como placas de rua, pichações e texturas exportadas de fora do jogo. Em breve teremos novidades para as facções que demonstrarem interesse.

ST. MARIA BEACH

Autor: Mapper Team
Comentários: Aproveitando a estação quente que o estado em que San Andreas é baseado, uma pequena ambientação foi feita na Praia de Santa Maria, que em breve se somará ao mapa do festival de verão que será sediado no Pier logo ao lado.
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COMMERCE MECHANIC

Autor: Mapper Team
Comentários: Espaçoso e bem estruturado, foi feito pensando na grande demanda de reparos que uma oficina recebe em horários de pico. Conta com estacionamento externo. Foi dada maior importância a simplicidade do que propriamente o detalhamento, que mesmo assim, existe e ajuda na imersão.
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EASTSIDE MECHANIC

Autor: Mapper Team
Comentários: Diferente das oficinas anteriores, esse mapa foi feito com o intuito de aprimorar a imersão, sem abrir mão da percepção de que o mapa encaixa com o ambiente ao redor.
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WILLOWFIELD MECHANIC

Autor: Mapper Team
Comentários: Com diferentes ambientes, o mapa foi construído baseando-se em construções reais e foi dada máxima atenção aos detalhes, ainda que o objeto central seja a velha oficina de San Fierro. Além de poder abrigar uma oficina, também oferece espaço e ambientação para a sede ou ponto de encontro de uma facção criminosa, moto clubes com certeza vão gostar do local.
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RODEO MECHANIC

Autor: Mapper Team
Comentários: O mapa foi desenvolvido não só com o objetivo de ajudar a suprir a carência de novas oficinas, como também trazer um ponto alternativo aos que comumente vemos uma oficina. Ainda que o mapa não se encaixe totalmente com o ambiente, ainda sim, trás algum ar de modernidade. Espaçoso, conta diversos ambientes para roleplay.
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WILLOWFIELD CONSTRUCTION SITE

Autor: Mapper Team
Comentários: Com a falta de utilização do local desde de meados de 2015, onde era a antiga DMV, o local se tornará um canteiro de obras e que o que está sendo construído lá ainda não faz parte de nenhum plano de desenvolvimento futuro, ficando aberto a sugestões sobre o que pode se tornar o local.
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SKINS

LOS SANTOS POLICE DEPARTMENT

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SAN ANDREAS SHERIFFS DEPARTMENT

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OBJETOS

BARREIRAS E PLACAS POLICIAIS

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LOS SANTOS POLICE DEPARTMENT

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LOS SANTOS FIRE DEPARTMENT

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SAN ANDREAS SHERIFFS DEPARTMENT

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CHANGELOGS DE JULHO

Wil escreveu:
Novidades:
- Adicionada a opção 'safm' no '/boombox'.
- Adicionado 4 itens de prancha de surf na ProLaps do shopping.

- Adicionado a diferença nos ícones do '/arsenal' e '/vestiario'.
- Adicionada identificação da rotação dos eixos X, Y e Z nos itens dropados.
- Adicionado o comando '/dropare' para dropar arma com edição de posição.
- Adicionada a possibilidade de customizar a posição da arma no corpo.
- Adicionado um sistema de ressincronização em aeronaves.
- Adicionada a opção de nomear cada chave que o jogador possui no '/chaves'.
- Adicionada tela de confirmação para deletar item no '/itens' ou '/acessorios'.

Correções:
- Corrigido bug no uso do '/xmradio' para o passageiro frontal.
- Corrigido bug na estante de armas zerando a munição.
- Corrigido bug das casas não perderem a mobília ao serem abandonadas.
- Corrigido bug das empresas não perderem a mobília ao serem abandonadas/vendidas.
- Corrigida falha que possibilitava a LSPD e SASD de equiparem mais munição.
- Corrigida falha que afetava a não identificação dos slots nativos do SA-MP 8 e 9 do sistema de armas.

Alterações:
- Alterações no mapa da 54th Police Station da LSPD.
- Removidos os comandos '/membroswat', '/membrocsd' e '/membroseb'.
- Removidos os comandos '/membrofly' e '/membrofirefighter'.
- Removido o comando '/equipar' da LSPD, LSFD e SASD.
- Ajustes no comando '/darlicencavoo'.
- Ajustes no comando '/revogarlicencavoo'.
- Alteração no nome do comando '/revogarporte' para '/revogarportearmas'.
- Removido o comando '/swat'.
- Removido o comando '/seb'.
- Removido o comando '/csd'.
- Ajustes no comando '/prescrever'.
- Ajustes no comando '/darportearmas'.
- Ajustes no comando '/ajuda faccao'.
- Alterações no comando '/armac'.
- Otimizações no '/chaves'.
- Alterações para a máscara não ser removida em caso de crash nos jogadores não premium e bronze.
- Alterado o logo do servidor na tela inicial.


[Rev. 7.2.37] 01/07/2018 - Atualização 7.2.


Wil escreveu:
Novidades:
- Adicionado o vestiário e arsenal para a LSPD e SASD no Training Center em Bayside.
- Adicionado o '/arsenal' para funcionar em Enforcers (apenas para SWAT e SED).
- Adicionado o '/gunrack' no veículo FBI Truck.
- Adicionado o '/gunrack' no veículo FBI Rancher.
- Adicionada nova interface gráfica para o velocímetro.
- Adicionada nova interface gráfica para fome e sede.
- Adicionada nova interface gráfica para o rádio.
- Adicionada nova configuração de climas.
- Adicionado o comando '/radio [status/hud/canal/meuscanais]'.
- Adicionado dano de 8.0 ao taco de sinuca.

Correções:
- Corrigido bug no '/armac ajustar'.
- Corrigido bug no contador de combustível.
- Corrigido bug no sistema de máscaras.
- Corrigido bug dos itens dropados sumirem após o shutdown.
- Corrigido bug no sistema de colocar jogadores no porta-malas.

Alterações:
- Alterações no '/dropar' e '/dropare'.
- Alterações no '/armazenamento' na seção de armas das casas.
- Alterações no '/estante'.
- Alterações no '/portamalas' na seção de armas em veículos.
- Alterações no sistema de nitro dos veículos.
- Ajustado o preço do cilindro de NOS e de round de NOS no '/menu'.
- Alterações na exibição da interface gráfica de fome e sede.
- Removido o comando '/vercanais'.
- Removido o comando '/canal'.
- Alterações no '/r', '/r2', '/r3', '/r4', '/r5', '/rbaixo', '/rbaixo2', '/rbaixo3', '/rbaixo4', '/rbaixo5'.
- Alterado o limite máximo de mobílias do servidor.
- Alterada imunidade de inatividade de 21 dias para 30 dias nos pacotes ouro.
- Aprimorada a sincronização do status de jogador online entre o SA-MP e o UCP.


[Rev. 7.3.28] 20/07/2018 - Atualização 7.3.
 
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Parrish
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Re: Julho 2018 — Dev Recap

03 Ago 2018, 22:04

Tá show.
Parabéns, Wil.
 
Now
Registrado em: 31 Jul 2018, 23:06

Re: Julho 2018 — Dev Recap

03 Ago 2018, 22:08

Show demais.
Ansioso por ver essas duas novas oficinas em Rodeo e Willow
 
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FabricioKastor
Registrado em: 21 Mai 2015, 01:42
Localização: Rio de Janeiro
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Re: Julho 2018 — Dev Recap

03 Ago 2018, 22:10

Finalmente o gigante acordou.
 
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Gabriel Santos
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Localização: Bauru, São Paulo.
Contato:

Re: Julho 2018 — Dev Recap

03 Ago 2018, 22:10

boa, tio wil.
retired game admin
 
asap gabs
Registrado em: 03 Ago 2018, 20:24
Discord: João#2775

Re: Julho 2018 — Dev Recap

03 Ago 2018, 22:14

boa dms
 
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brta$
Management
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Registrado em: 30 Jul 2013, 22:11

Re: Julho 2018 — Dev Recap

03 Ago 2018, 22:20

Desculpem por estar tudo desalinhado e fora de ordem, mas é só pra dar um spolier:

Skins Custom
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Kryptheus
Registrado em: 04 Jun 2018, 14:39

Re: Julho 2018 — Dev Recap

03 Ago 2018, 22:22

Aí sim. Excelente trabalho.
 
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IBS
San Andreas Sheriffs Department
Registrado em: 05 Mai 2018, 10:53
Localização: Maceió-AL
Discord: IBS#2328

Re: Julho 2018 — Dev Recap

03 Ago 2018, 22:32

Show de bola
Deputy Sheriff Lewis Castiglioni
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San Andreas Sheriff's Department - A Tradition of Service
Since: 15/07/2018
 
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Groselha
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Localização: Angola
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Re: Julho 2018 — Dev Recap

03 Ago 2018, 22:46

Shooow!
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  • Lindsay Parker - Viva Formada em engenharia, 21 anos de idade - História
  • Mark Stewert - Desaparecido Morador de rua e flanelinha, cerca de 47 anos.
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