[GUIA] Complementos Verbais

Quer melhorar seu português afim de melhorar a criação de histórias e até mesmo sua desenvoltura dentro do jogo? Pedir uma revisão em um tópico que está sendo criado ou que já foi? Essa é a área correta.
Melo

[GUIA] Complementos Verbais

Mensagem por Melo » 11 Abr 2016, 00:29

Neste guia, será exposto a utilização dos complementos verbais, com foco nos objetos direto e indireto e nos pronomes oblíquos. O guia não é muito extenso, tendo uma linguagem curta, simples e objetiva.

COMPLEMENTOS VERBAIS

COMPLEMENTOS VERBAIS são termos integrantes da oração.
  • OBJETO DIRETO: liga-se ao verbo sem preposição. Complementa o sentido de um verbo transitivo direto ou transitivo direto e indireto.
    OBJETO INDIRETO: liga-se ao verbo por preposição. Complementa o sentido de um verbo transitivo indireto ou transitivo direto e indireto.

Exemplos:
1) "Fechou o livro lentamente e abraçou o amigo." (Machado de Assis) - Objeto Direto;
2) Não queria lembrar-se do patrão nem do soldado amarelo." (Graciliano Ramos) - Objeto Indireto.
SUBSTITUIÇÕES
  • •O OBJETO DIRETO pode ser substituído pelos pronomes oblíquos o(s), a(s).

Depois de verbos terminados em R, S ou Z, os verbos perdem essas letras e os pronomes passam a lo(s), la(s).
Depois de verbos terminados em som nasal, os pronomes passam a no(s), na(s).
  • •O OBJETO INDIRETO pode ser substituído pelos pronomes oblíquos lhe, lhes.

Exemplos:
1) O ingênuo sabiá deu crédito àqueles mentirosos.
O ingênuo sábia deu-lhes crédito.
2) Põe as cartas sobre a mesa.
Põe-nas sobre a mesa.
CONCLUINDO:
1) Os pronomes oblíquos o, a, os, as (no, na, nos, nas e lo, la, los, las) exercem função sintática de objeto direto;
2) os pronomes oblíquos lhe, lhes exercem função sintática de objeto indireto;
3) os pronomes oblíquos me, te, se, nos, vos exercem a função sintática de objeto direto ou objeto indireto, dependendo do verbo que rege esses pronomes.
CONTRAÇÕES
  • [col]• lhe + o = lho
    • lhe + os = lhos|• lhe + a = lha
    • lhe + as = lhas[/col]
CONCLUINDO:
[col]Pronomes pessoais retos:
eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles, elas - funcionam como sujeito|Pronomes pessoais oblíquos:
o, a, os, as - funcionam como objeto direto
lhe, lhes - funcionam como objeto indireto
me, te, se, nos, vos - funcionam como objeto direto ou objeto indireto[/col]
Eu, Matheus Melo, entendo que estou pagando minha dívida com a comunidade ao realizar os trabalhos acima solicitados, Afirmo que os devidos créditos serão adicionados ao corpo da mensagem, e que autorizo o Advanced Roleplay e sua comunidade a utilizar o trabalho feito por mim.

Responder