[GUIA] Corrigindo erros constantes com Lenny Gee

Quer melhorar seu português afim de melhorar a criação de histórias e até mesmo sua desenvoltura dentro do jogo? Pedir uma revisão em um tópico que está sendo criado ou que já foi? Essa é a área correta.
Lenne

[GUIA] Corrigindo erros constantes com Lenny Gee

Mensagem por Lenne » 28 Fev 2016, 12:58

Já que “sharing is caring”, traduzi alguns excertos de um tópico originalmente publicado no fórum do LSRP que depois foi republicado no fórum do Mob Life, uma comunidade de roleplayers do Habbo Hotel norte-americano. Para além de edições complementares, estas com o fim de manter o leitor entretido, fiz, também, edições necessárias à adaptação à nossa língua, a língua portuguesa - afinal, o tópico era dedicado à língua inglesa.

Capítulo 1. Erros Habbianos: reticências, hifens e travessões

Em sua maioria, os roleplayers desta comunidade provêm ou dos RPGs do SAMP ou, como eu, do Habbo Hotel. Ainda que aqueles provindos dos RPGs, diferentemente dos habbianos, não estivessem familiarizados com o modo de jogo que aqui jogamos, o roleplay, não foram os únicos que trouxeram consigo manias.

Exemplos #1

Incorreto: Você é louco, cara..
Correto: Você é louco, cara...

As reticências são, na escrita, a sequência de TRÊS PONTOS.

Exemplos #2

Incorreto: Cuidado com o-..
Correto: Cuidado com o--

Uma interrupção é marcada por uma dupla de hifens, enquanto o sinal gráfico “-..” NÃO EXISTE.

Há uma diferença entre o hífen (-) e o travessão (–) que deve ser relevada. O hífen é utilizado para unir palavras, normalmente, mas não só, em palavras compostas (couve-flor, por exemplo), enquanto o travessão é utilizado para sentenças explicativas.

O verdadeiro travessão pode ser conseguido através do código ALT + 0151 no seu teclado; pode, também, no entanto, ser representado através de uma dupla de hifens (--) ou de um hífen espaçado ( - ).

Exemplos #3

Incorreto: Eu levo uma relação irmão irmã-de maneira alguma sexual-com a minha ex namorada.
Correto: Eu levo uma relação irmão-irmã—de maneira alguma sexual—com a minha ex-namorada. (ALT + 0151)
Correto: Eu levo uma relação irmão-irmã – de maneira alguma sexual – com a minha ex-namorada. (Hífen espaçado)
Correto: Eu levo uma relação irmão-irmã--de maneira alguma sexual--com a minha ex-namorada. (Dupla de hifens)

Capítulo 2. Call me maybe

Embora, sobre isso, não haja qualquer regramento, há um consenso esteticamente agradável ao qual podemos chegar.

Exemplos #1

Incorreto: O meu número de celular é cinco cinco cinco um dois três quatro.
Incorreto: O meu número de celular é 5551234.
Correto: O meu número de celular é 555-1234.
Correto: O meu número de celular é cinco cinco cinco, um dois três quatro.

Capítulo 3. Ah, miserável!

Quando se trata de quantidade, deve-se escrever por extenso números de um só dígito. Para números de dois dígitos ou mais, pode-se tanto escrever por extenso quanto utilizar símbolos numéricos.

Exemplos #1

Incorreto: Eu contei apenas 4 tangerinas.
Correto: Eu contei apenas quatro tangerinas.

A favor da estética, recomenda-se que, numa mesma frase, seja utilizado um método apenas.

Exemplos #2

Incorreto: Eu contei apenas quatro laranjas. Isso dá um total de 32.
Correto: Eu contei apenas quatro laranjas. Isso dá um total de trinta e duas.

Capítulo 4. Clarice Lispector: aspas e apóstrofo.

Não se tratando somente de estética, existem regras para citações.

Exemplos #1

Incorreto: Ele disse eu vou matar você!
Correto: Ele disse: “Eu vou matar você!”.
Correto: Ele disse que ia me matar.

Utiliza-se o apóstrofo quando já se está em meio a uma citação.

Exemplos #2

Incorreto: Ele disse: ‘Eu vou matar você!’.
Incorreto: Vou vender um pouco de ‘doce’.
Correto: “Ah, claro! Ele é um ‘amor’”, retrucou Sally Rags, sarcasticamente.
Correto: Vou vender um pouco de “doce”.

Esse sinal gráfico pode ser utilizado, também, quando há a supressão de uma letra ou a reprodução de pronúncias populares.

Exemplos #3
A: ‘Stamos bem aqui!
B: ‘Tá certo, cara!

O campo de comentários está aberto, seja para saudações, sugestões ou correções. Obrigado.
Editado pela última vez por Lenne em 08 Set 2017, 14:48, em um total de 7 vezes.

Nicholas_Scalzo

Re: [GUIA] Corrigindo erros constantes com Lenny Gee

Mensagem por Nicholas_Scalzo » 28 Fev 2016, 13:00

Muito bom, Lenny. Eu havia lido essa guia antes em inglês e tenho certeza de que isso irá ajudar aos novos players e até aos antigos que ficam apertando na mesma tecla.
“Qual a diferença entre a máfia italiana e a máfia albanesa?” o magistrado num porto italiano pausou por um momento para achar a comparação que estava procurando. “Quando nossa máfia quer te intimidar ela dá um tiro no seu joelho. Mas quando é a vez dos albaneses, eles te matam.”

Lenne

Mensagem por Lenne » 28 Fev 2016, 13:31

Nicholas_Scalzo escreveu:Muito bom, Lenny. Eu havia lido essa guia antes em inglês e tenho certeza de que isso irá ajudar aos novos players e até aos antigos que ficam apertando na mesma tecla.
Ei, grazie. :D

Gustavus

Mensagem por Gustavus » 28 Fev 2016, 18:49

Legal, Habbiano.

Coak
Discord: Coak#9198
Contato:

Mensagem por Coak » 05 Mar 2016, 15:20

Ótimo. Eu mesmo utilizava esses errinhos.

Mano Yorky

Mensagem por Mano Yorky » 26 Mar 2016, 23:03

Frequentava boate VIP e agora que da uma de professor.
rua dez

Drake_Thompson65

Mensagem por Drake_Thompson65 » 03 Abr 2016, 12:19

Tudo certo, mais nos seus exemplos, fala que não pode usar números, como ''tenho 7 abacates'' mais no exemplo do número de celular, não pode escrever, tipo meu número é 1234-5678, tenque colocar esse número por escrito, sendo :
Sendo que tem que separar em vírgulas. Exemplo : Um, dois, três, quatro... ((Coloquem apenas um espaço após a vírgula.))
COMO COLOCA GIF CARAIO ;-;

Lenne

Mensagem por Lenne » 06 Abr 2016, 17:19

Drake_Thompson65 escreveu:Tudo certo, mais nos seus exemplos, fala que não pode usar números, como ''tenho 7 abacates'' mais no exemplo do número de celular, não pode escrever, tipo meu número é 1234-5678, tenque colocar esse número por escrito, sendo :
Sendo que tem que separar em vírgulas. Exemplo : Um, dois, três, quatro... ((Coloquem apenas um espaço após a vírgula.))
"Quando se trata de quantidade, você deve escrever por extenso números com um dígito. Para números de dois dígitos (ou mais), você pode tanto escrever por extenso, quanto usar os algarismos." Um número de celular é composto por mais de um dígito; portanto, você pode, sim, tanto escrevê-lo na forma "1234-5678", quanto colocando todos os algarismos que o compõem por extenso. Para além disso, é recomendável que você não separe cada número por extenso com uma vírgula, consoante seu exemplo, e sim como apresentado no tópico.
Abraço.
Editado pela última vez por Lenne em 08 Set 2017, 14:45, em um total de 1 vez.

Ths

Mensagem por Ths » 06 Abr 2016, 17:41

Esse é o menino que adora jogar o Habbo.

Tesse
Discord: Tesse#3684
Contato:

Mensagem por Tesse » 05 Mai 2016, 16:35

Tem muita gente ainda precisando ler esse tópico, em especial essa parte:

Exemplos #2

Incorreto: Cuidado com o-..
Correto: Cuidado com o--

Uma interrupção é marcada pela dupla de hífens, enquanto o sinal gráfico “-..” NÃO EXISTE.
"Only a handful of great NBA players have been successful shooting fadeaways. Michael Jordan was one of the most popular shooters of the fadeaway. Wilt Chamberlain, Kobe Bryant, Hakeem Olajuwon, Dwyane Wade, Karl Malone and Larry Bird are also well known for using this move. The even more difficult one-legged fadeaway has become Dirk Nowitzki's signature move and has been called by LeBron James the second most unstoppable move ever, only behind Kareem Abdul-Jabbar's skyhook."

Responder